A história do artigo de Jack Alexander

Em 1º de março de 1941, The Saturday Evening Post publicou “Alcoólicos Anônimos: Escravos libertados da bebida, agora eles libertam outros.” O artigo se tornou um importante ponto de virada na história dos Alcoólicos Anônimos.

O Jornalista Conhece Bill W.

A história começa quando o dono do The Saturday Evening Post, o juiz Curtis Bok, soube do A.A. por meio de dois amigos. Ele queria que o Post contasse a história da organização. Ele convocou um conhecido jornalista do The Saturday Evening Post, Jack Alexander, para fazê-lo.

O co-fundador do A.A., Bill W., ansioso para divulgar a mensagem do A.A., encontrou-se com Alexander. Ele deu a Alexander acesso aos registros e um tour pelos principais pontos turísticos do A.A.. Ele também marcou entrevistas com membros de A.A. e com curadores não-alcoólatras da Junta de Serviços Gerais.

A correspondência entre Jack Alexander e Bill W. mostra a empolgação com o próximo artigo. Em 4 de janeiro de 1941, Alexander escreveu para Bill W. e anexou um manuscrito do artigo para Bill ler. Em 6 de janeiro, Bill respondeu, e em sua resposta fica claro o anseio pelo lançamento do artigo. Bill escreveu:

Eu gostaria de poder transmitir a você adequadamente o sentimento de gratidão que cada um de nós sente por você e pelo Saturday Post pelo que está para acontecer. Você não pode conceber o alívio direto de tanta miséria que será encerrada por sua pena e seus bons editores. Por muitos dias você será o brinde de A.A. – na Coca-Cola, é claro!
— BILL W. PARA JACK ALEXANDER EM 1941
Template_SaturdayEveningPost_Reprint_AlcoholicFoundation

Resposta ao artigo

Em 1º de março de 1941, The Saturday Evening Post publicou o artigo intitulado “Alcoólicos Anônimos: Escravos libertados da bebida, agora eles libertam outros”.

Após a divulgação do artigo, começaram a surgir muitas perguntas. A pequena equipe da “Sede A.A.”, precursora do Escritório de Serviços Gerais, estava ocupada. Em 12 de março, Ruth Hock, primeira secretária não alcoólica de A.A., escreveu ao Dr. Bob, cofundador de A.A., para atualizá-lo sobre os acontecimentos em Nova York. Ela disse que o escritório ficou inundado com 918 consultas em 12 dias como resposta direta ao artigo.

Os escritórios do The Saturday Evening Post também receberam um grande número de consultas. Um boletim de 26 de março de 1941 do Post retransmite o poder por trás do artigo.

Após a publicação de ‘Alcoólicos Anônimos’ por Jack Alexander, o Post Floor recebeu uma correspondência extraordinariamente grande de leitores, muitas delas perguntando como o contato poderia ser estabelecido com grupos que estão fazendo este trabalho em várias cidades. Houve vários casos de ligações para nossas filiais para obter informações sobre organizações locais desse grupo incomum.”
— BOLETIM DO THE SATURDAY EVENING POST

A sequência do artigo em 1950

Oito anos depois do artigo de grande sucesso do Saturday Evening Post de 1941, Bill W. escreveu a Jack Alexander com um pedido. Bill W. esperava que Alexander escrevesse um artigo subsequente. Em 8 de junho de 1949, Bill W. escreveu o seguinte:

Se você puder me dispensar um pouco de tempo, gostaria de ir até a Filadélfia e vê-lo. Oito anos atrás, o Saturday Evening Post levou A.A. saiu do pioneirismo e fez disso um movimento. Milhares incontáveis devem sua grande sorte, sim, suas próprias vidas, ao que o Post fez então. Ainda enviamos reimpressões do seu artigo aos montes.

Atualmente A.A. raramente pede publicidade. Suponho que ainda o obtenhamos em quantidades enormes, em parte por esse motivo. No entanto, chegou o momento em que uma exceção deve ser feita.

O ponto desta carta é que eu definitivamente gostaria de pedir um favor a vocês. Você imprimirá outro artigo sobre nós?

O público em geral tem apenas uma vaga ideia de como nossa sociedade realmente se parece. Acho que eles estariam interessados em uma visão interna.

Do nosso ponto de vista, um trabalho vital deve ser feito. Agora que a fórmula de recuperação está acima do solo e funcionando a um ritmo prodigioso, nosso principal problema é manter nossa unidade como movimento até que todos os bêbados do mundo tenham dado uma boa olhada na ideia.

Então, se John Q. Public pudesse ter uma visão interna de como nossa irmandade realmente é, e pudesse ficar bem claro para ele o que os bons A.A. fazem e o que não fazem em seus relacionamentos uns com os outros e com No mundo exterior, o Saturday Evening Post teria escrito uma apólice de seguro para o nosso futuro, cujo valor nenhum homem jamais poderia calcular.
— BILL W. PARA JACK ALEXANDER EM 1949

Em 9 de junho, Jack Alexander respondeu que sempre pensou em escrever uma continuação, mas nunca havia feito isso. Ele também escreve que há problemas com a ideia e diz:

 

Há problemas básicos sobre isso, no entanto; Não vejo, de cara, onde haja material novo suficiente para justificar uma segunda olhada. É verdade que o número de A.A.s aumentou enormemente, mas isso em si é meramente estatístico. A história básica — a psicologia dos bebedores, como os A.A. funcionam com eles, os passos para acabar com o hábito — permanece inalterada; Ou é o que me parece.”
— JACK ALEXANDER PARA BILL W. EM 1949

Em 13 de dezembro de 1949, Bill W. escreveu a Jack Alexander descrevendo os principais pontos decisivos no movimento de A.A.. Isso incluiu a decisão de deixar o Oxford Group e Rockefeller afirmando que seu trabalho deveria ser autossustentável. Ele também mencionou a formação da Fundação Alcoólica e os dois primeiros capítulos do Grande Livro. 

Nos meses seguintes, Bill W. e Jack Alexander se corresponderam a respeito de correções no artigo. Finalmente, oito meses depois que Bill W. propôs a ideia a Alexander para uma continuação, o artigo foi lançado. “O Melhor Amigo do Bêbado” foi publicado na edição de 1º de abril de 1950 do The Saturday Evening Post.

“O Melhor Amigo do Bêbado” foi um sucesso, assim como seu antecessor. Em 22 de abril de 1950, Bill W. escreveu para Ben Bibbs, editor do The Saturday Evening Post. Ele elogiou Jack Alexander e os dois artigos. Bill escreveu:

Jack Alexander, em sua recente história no Saturday Evening Post, ‘The Drunkard’s Friend’, fez isso de novo.

Nós, de Alcoólicos Anônimos, desejamos dizer o quanto cada um de nós é imensamente grato por esta feliz circunstância. Não é o menor exagero dizer que o artigo de Jack ‘Alcoólicos Anônimos’ de nove anos atrás trouxe a recuperação ao alcance de 10.000 alcoólatras e grande felicidade para tantos lares. Como a impressão pública desta última peça de Jack é excelente, não temos dúvidas de que ela alcançará um bom resultado.

Sabemos que o mundo inteiro um dia concordará que esses dois artigos de Jack sobre A.A. devem ser considerados o maior serviço público que o Saturday Evening Post já prestou. E isso é dizer muito, de fato.
— BILL W. PARA BEN BIBBS, EDITOR DO THE SATURDAY EVENING POST

Artigos de Jack Alexander ainda são apreciados

Jack Alexander faleceu em 1975. Em seu obituário no West Texas Register, ele foi creditado como o jornalista que fez de “Alcoólicos Anônimos uma grande organização pelos artigos que escreveu sobre seu trabalho”. 

Hoje, o Arquivo do Escritório de Serviços Gerais ainda recebe consultas solicitando os dois artigos. Você pode ler o artigo de 1941 de Jack Alexander aqui.