Comitê de Finanças e Orçamentos

A.A.® Orientações

Principais Funções

Assessorar a Junta de Custódios em todas as situações que envolva dinheiro, com o objetivo de garantir que não falte recursos a nossa Irmandade. Implantar uma política de acompanhamento dos orçamentos. Cuidar para que tenhamos uma Reserva Prudente equivalente a manutenção de nossas atividades em períodos de dificuldade. Estas e outras atividades relacionadas a este zelo com nossas finanças estão fundamentadas em nosso (Manual de Serviço de A.A. – Combinado com os Doze Conceitos para Serviço Mundial por Bill W. Ed. 2023-2027).

Art. 2º O Comitê de Finanças e Orçamentos compõe o Comitê Executivo da JUNAAB que presta assessoramento a Junta de Custódios no campo administrativo, financeiro, econômico e na preservação dos princípios tradicionais de Alcoólicos Anônimos. (Manual de Serviço pág. 144).

Art. 3º Composição dos Comitês de Serviço 

§ Os Comitês de Serviço serão compostos por membros de A.A, podendo aproveitar a colaboração de amigos de A.A, reconhecidamente interessados. (Manual de Serviço pág. 144).

§ Os coordenadores dos Comitês de Serviços são eleitos pela Junta de Custódios, na forma descrita pelo Manual de Serviço. Cada coordenador tem ampla liberdade de escolher seus colaboradores e auxiliares. (Manual de Serviço pág. 144).

Art. 7º Comitê de Finanças: É o Comitê encarregado da elaboração e acompanhamento da política financeira da previsão orçamentária da JUNAAB e de seu respectivo acompanhamento. (Manual de Serviço pág. 145).

Política financeira: é o conjunto de estratégias e medidas adotadas por uma empresa para administrar os recursos financeiros, buscando equilíbrio entre receitas e despesas, sustentabilidade econômica e alcançar seus objetivos.

Conceito Xl – O Conceito descreve os cinco comitês permanentes da Junta de Serviços Gerais, dentre eles o de Finanças e Orçamentos: A principal responsabilidade deste comitê é garantir que não tenhamos problemas financeiros ou vamos à falência. Este é o lugar onde dinheiro espiritualidade tem que se misturar – exatamente na proporção correta. Aqui, precisamos de membros firmes, práticos e com muita experiência financeira. Todos devem ser realistas, e um ou dois pessimistas podem ser úteis. O temperamento do mundo atual é gastar mais que tem ou possa vir a ter. Consequentemente, muitos de nós estamos contaminados por essa filosofia cor de rosa. Quando um novo promissor projeto de serviços de A.A. aparece, somos capazes de gritar. “Não importa o dinheiro, vamos em frente”. Essa é a hora de nossos orçamentista dizerem: “Pare, Olhe e escute”. Este é o ponto exato em que os “pães duros” entram em uma construtiva e saudável colisão com os “gastadores”. A função primária deste comitê é, portanto, garantir que a operação de nossa Sede sempre tenha dinheiro suficiente e assim continue, nos tempos bons e ruins.

Este comitê deve estimar a receita de cada ano de forma conservadora. Ele precisa desenvolver planos para aumentar nossas receitas. Ele manterá um olhar frio e atento em custos desnecessários, desperdícios e duplicidades. Ele vai examinar de perto os orçamentos anuais de receita e despesas apresentados por A.A. World Services Inc. e The A.A. Grapevine Inc. Ele vai recomendar correção das estimativas quando necessário. Por volta da metade do ano, vai pedir revisão do orçamento, caso as estimativas anteriores tenham sido muito diferentes. Ele vai examinar cada despesa nova e de valor considerável, perguntando: “Isto é necessário ou desejável agora? Levando tudo em conta, podemos bancar isso?”.

Este comitê, em momentos bons, insistirá que continuemos a destinar valores substanciais para nosso Fundo de Reserva. Para esse Fundo, busca-se uma política de investimentos que garanta a disponibilidade imediata de dois terços de seu valor a qualquer momento, sem perdas, assim possibilitando que enfrentemos tempos difíceis ou até uma calamidade.

Isto não significa que nosso Comitê de Finanças e Orçamento constantemente diga “não” e, cheio de medo, acumule nosso dinheiro. Lembro-me de tempos passados em que estávamos tão decididos a construir nosso Fundo de Reserva com recursos do lucro contábil que deixamos que os serviços do escritório perdessem seriamente qualidade, simplesmente por falta de ajuda para lidar com nosso rápido crescimento. Em consequência, os grupos perderam a confiança e suas contribuições foram seriamente afetadas; elas diminuíram dezenas de milhares de dólares por ano. Quando o escritório foi finalmente reorganizado e a confiança restaurada, tínhamos usado todo o nosso lucro contábil, mais uma grande parte de nosso Fundo Reserva. Este tipo de economia falsa e sem imaginação pode acabar tendo um custo alto – em espírito, em serviço e em dinheiro. 

Os futuros comitês, portanto, pesarão a diferença entre prudência real (que não significa medo, nem acumulação e que pode exigir que, às vezes, enfrentemos déficits temporários) e aquele tipo de irresponsabilidade persistente, que poderia, um dia, resultarem seria redução ou colapso de nossos serviços vitais. 

O caminho seguro geralmente fica no meio, entre redução impensada do orçamento e gastos imprudentes. (Manual de Serviço de A.A. combinado com Doze Conceitos para Serviço Mundial, pág. C75 e C76 – Edição 2023 a 2027).